de uma certeza que eu tinha há muito.
Foram reveladas as novas tabelas de percentis da OMS. E, segundo estas tabelas o meu filho estava, aos 12 meses, no intervalo 25/50, mesmo junto à média. Nas tabelas anteriores estava no intervalo 10/25. Eu já o sentia, há muito.
O pior, para mim, no meio disto tudo é que há pessoas para quem esta coisa dos percentis é mesmo importante. Felizmente o nosso médico sempre «ignorou» um bocadinho estes números.
Disponíveis aqui
19 comentários:
Engraçado eu própria tb nunca tinha dado muita importância, até começar a ler nos blogs...
Beijinhos! :)
eu não ligo nada a isso dos percentis...:) beijos e bom fim de semana prolongado.
A minha tb sobe de percentil para o 15 ai...
a minha pediatra tb não dá muita importância... mas como a Bi tem aumentado mesmo mt pouco ela quer que faça análises!
não interessa em que percentil estão, mas sim como evoluem dentro do seu percentil, se descerem ou se subirem muito, perceber o pq.
se evoluirem sempre dentro do seu percentil, é pq estão bem!
bjs
olha, o nosso pediatra diz quase o mm q a Rute!!!
(e só mostrou particular interesse pelo percentil precisamente para me mostrar que qdo a J. esteve doente nunca baixou).
O meu mal passa do 15, mm assim (no peso, altura nem sei). Tb n ligo. O MC diz q ele qdo crescer vai para o rugby, para fazer corpo.
Tas tal e qual como eu quais percentis quais que! O importante é eles não sairem da media do desenvolvimento natural o resto é paisagem lol.
Beijoca e bom fim de semana
Relativo... Relativo, de facto.
Ainda assim não satisfatório. A OMS fala há muito tempo na divulgação de tabelas de percentil distintas:umas para bebés amamentados em regime de exclusividade, e outras para bebés amamentados e suplementados (ou não amamentados)... Isso, sim, seria importante divulgar, para acabar com a angústia das mamãs que insistem em guiar-se por tabelas que não têm aplicação possível aos seus bebés!
Continuo a alimentar a esperança de ver esta distinção feita, porque embora não seja seguidora compulsiva destas tabelas, elas são sempre um ponto de referência, queiramos ou não...
olá amiga, tens um desafio para ti no meu blog
Beijocas
e bom fim de semana
Olá Sandra,
Também tenho um M da mesma idade que o teu...até aos 4 meses cada vez que o pesava no consultório era uma desilusão, não passava do percentil 25 ...até que a pediatra disse..."porque é que quer um bébé gordo?" Depois disso...nunca mais liguei!!!
Jinhos Ana Vi
Uma nota importante!!! Os percentis usados até aqui são relativos à média americana. Estes não consegui apanhar qual a base dos valores e n tenho tempo para isso hoje :)
Mas se eu fosse a ligar a tal coisa metia a miúda já no tallon!!! LOL. E o que a Rute diz é bem verdade. Além de ser conveniente os percentis peso/comprimento não serem muito diferentes. Ou seja: uma criança de peso 25 e comprimento 95 estará magérrima, uma criança de peso 95 e comprimento 25 não come mais cerelac até aos 20 anos ;) hehehe Beijocas (pedi desculpas por lá...)
Eu também não dou muita importância e a nossa pediatra também, vou já consultar.
Não tenho nada a dizer sobre isso... (porque será?!) portanto, venho só desejar bom fim-de-semana!
É como já disseram aqui: q os percentis se mantenham estáveis e se acompanhem.
Eu só liguei qdo ele era pequenino.
Agora nem por isso, senão tinha de ir fazer companhia à filha da Carla no Tallon! :))
Lembro-me disto cada vez que temos consultas de rotina, depois...O que importa é que sejam saudáveis e felizes!
O post anterior, está excepcional!
Por acaso eu calço o 39...Só quero mesmo mais um filho, se não qualquer dia ando com os sapatos do pai cá de casa!
Beijinhos,
Sandra
estou tão feliz de me terem dado razão!!!!! viva, iupi (não se escreve, assim, pois não?)!!!!
desafio no meu blog!!!
bjs
:) Eu também não ligo muito a esta história dos percentis!
(só hoje me apercebi, por algus comentários, da questão dos pés aumentarem com a gravidez! Nunca tal tinha ouvido e achei imensa piada! Bom, eu com 4 filhotes mantenho o mesmo número, mas ainda bem - porque a calçar o 40 desde a adolescência, neste momento já teria de arranjar sapatos de gigante!)
Pois, é muito importante seguirmos o nosso instinto.... as vezes as coisas que parecem estar certas, não estão:)
bjs
Zelia
Postar um comentário