segunda-feira, 10 de abril de 2006

Mitos da maternidade VI

O ti-nó-ni.

Águas rebentadas ou contracções de 3 em 3 minutos a meio da noite que obriguem a levantar da cama a família toda e o papá (sempre impecável apesar da hora tardia) a conduzir o carro com os piscas ligados e a apitar furiosamente para toda a gente sair da frente é coisa de filme. E faz parte da mitologia da maternidade.

Primeiro, porque hoje em dia o que há de partos marcados relegou para segundo plano a beleza do momento das águas a escorrerem por nós abaixo (ou não, ou não, que essa imagem tem muito pouco de bonita, e é também ela um mito. Mas sobre esse falaremos mais tarde.)

Depois porque águas rebentadas não são sinónimo de irmos a correr para o hospital. As mais avisadas saberão que podemos tomar banho a seguir. Rápido, e de chuveiro, naturalmente. E até podemos comer qualquer coisa. E só depois temos que seguir para o hospital. (Isto obviamente no pressuposto de que o hospital não fica a 100 Km de distância pois tá claro. - Cenário muito provável nos próximos tempos com as mudanças políticas que se adivinham.)

Depois ainda porque pré-mamã nenhuma se aguenta até às contracções de 3 em 3 minutos. Quando começam de 10 em 10 já todas nós estamos de mala aviada para o hospital a pensar que Aquilo (leia-se parto) vai acontecer daí a 10 minutos. Na próxima contracção, portanto. Desenganem-se, chegados ao hospital e 2 horas depois de estar à espera, alguém nos diz: Ai não isto ainda está demorado. Pode ir para casa. E nós pensamos: tá doido. É que se pode estar. Então, eu estou aqui que nem posso e isto ainda vai demorar. Pois é: ainda vai piorar, e muito. Isto ainda é só o começo.

Depois, minhas amigas, porque é proibido apitar furiosamente durante a noite. Assim o dita o código da estrada.

Aviso desde já a amiga Alda que este mais uma vez não se aplica a si. Estamos esclarecidas? É que ninguém, e repito, ninguém, vai para o hospital às 4 da manhã e às 5 já tem o filho cá fora. Ok? (You were meant to be a mum. You know that, don't you?)

16 comentários:

Anônimo disse...

Pois com este mito eu concordo...
1º parto: provocado.
2º parto: cólicas intestinais (?), levar filho mais velho à creche, ir a casa novamente pois não devem ser cólicas, chegada à maternidade, 3 horas de espera, antendimento médico e correria (aqui começa a parte do mito que não se aplica a mim), ainda me estavam a por o soro e ele já estava a nascer.

Ah, e o rebentar das águas nunca foi natural (as minhas "bolsas" são muito fortes!)

Anônimo disse...

LOLOL, safaste-te de boa, porque eu já ia contestar isto tudo (mas olha, em nenhuma das três vezes fomos com o 'ti-no-ni' ligado!!!)!

Anônimo disse...

Pois eu vou contestar um boca
dinho:
Eu sou daquelas que entra no hospital para lhe provocarem o parto às 16h, às 17h espetam-lhe a agulha com o soro e a hormona respectiva e às 18:40 tá o puto cá fora.
Ah, ou então começo com contrações às 3 da manhã(ok, já no hospital), levam-me para a sala de partos, eu pergunto se posso ligar ao pai(pode menina, mas ele que não tenha pressa, que se deixe estar a dormir)e o puto às 4:10 estava cá fora.
Ah, numa coisa concordo, o rebentar das águas é tudo menos um dilúvio; as minhas rebentaram em pleno local de trabalho e além de ninguém ter dado por ela, só fui para o hospital umas boas 3 horas depois...

Anônimo disse...

Pois é, venho contestar!
As minhas águas rebentaram em pleno restaurante, caíam em cascata, ficou uma poça enorme no chão e a malta presente embasbacada a olhar.
Fui logo para o hospital porque eram apenas 34 semanas e alguns dias, não ligamos o tinoni porque estava em Telheiras e fui para Sta. Maria.
Cheguei com contracções de 4 em 4 minutos. Fiz 4 dedos de dilatação em 20 minutos e mais não foi porque foi cesariana pois o rapaz estava atravessado.

Beijinhos

Anônimo disse...

Check!

Anônimo disse...

Olá! Pois eu tive uma ruptura de águas lenta! Deu para comer, tomar banho, arranjar as últimas coisas, ir para o hospital e... esperar uma semana!!!! Beijos, Teresa

Anônimo disse...

E ainda há os pais que, no stress do momento, se metem no carro e arrancam a toda a pressa, deixando a mulher no vão da escada... :D

Anônimo disse...

É só para contrariar um bocadinho: eu fui para a maternidade com contracções já de 3 em 3 minutos, devagarinho, sem piscas, sem ti-nó-ni - era primeiro filho e não fui antes porque não me apeteceu... Ah! E quis fugir da maternidade, mas não me deixaram...

;)

Anônimo disse...

Eu também concordo.
Com contracções de 10 em 10 minutos já estava com a mala á porta e pronta para me ir embora. Pensava que poderia ser a qualquer momento. O que é certo é que saí de casa ás 2:00 da manha( essa de ser á noite no meu caso foi certo) e só tive a Angela ás 15:10.
Quanto ás aguas, tenho pena porque não me rebentaram por si.. foi antes do parto que me rebentaram com a ajuda de um 'ferrozinho fininho''

Carla

Anônimo disse...

Com este concordo a 100% Flores!! :)))

Anônimo disse...

Pois, acho que tens toda a razão! Eu fui toda contente para o hospital às 8h da matina e só à 1h da manhã é que ela estava cá fora! Mãe de primeira viagem é o que é... Da próxima só vou para o hospital às 23h!
Beijinhos

Anônimo disse...

Pois é...

De 3 só as primeiras águas rebentaram, às 6:15h. O pai quis tomar banho, tomar um café, fumar um cigarro, e só depois é que ligou os piscas...
Com as outras foi um despacho.

Anônimo disse...

nada a declarar.

Anônimo disse...

Não posso opinar - preenchi a papelada de internamento ao meio-dia com 15h no espaço da hora de internamento (nos entretantos vim a casa almoçar), fui internada com pinta de quem ia ali comer qq coisita antes de ir para casa (fazem falta revistas nas salas de parto... ai fazem, fazem), sem qq contracção, parto induzido, bolsa nunca rebentou - foi rompida pela agulha mas águas nem vê-las... -, intervalos entre contracções bem esperei por eles mas não sei o que são... tb disseram q estava para demorar... mas não demorou ;)

Anônimo disse...

Pois que não sei o que são contracções nem águas rebentadas.. duas cesarianas...
Beijocas

Anônimo disse...

Sou um mito...
só não foi a meio da noite.
9H30 acordo, sensação estranha de cólica menstrual, pequena perda de sangue
10H30 contracções de 10 em 10 mns
11H30 rebentam as águas (não foi bem a escorrer pelas pernas abaixo mas ensopou um penso)
11H40 sair para o hospital com contracções de 3 em 3 mts (passar pela casa dos pais para deixar o mais velho, que assistiu ao rebentar das águas e às minhas tentativas de não demonstrar nada quando vinham as contracções, com muuuitas perguntas)
12H15 entrada no hospital, clisteres, ctgs e outras inutilidades
13:40 bebé cá fora...

não ligámos os ti-nó-nis, mas quase...