de livros. Gosto do cheiro. Gosto do papel. Mas gosto sobretudo de os ler. E gosto de conversar. Logo, gosto de conversar sobre livros. E gosto de dizer que gostei deste por isto e por aquilo. E de ver o encantamento de quem me escuta. E que me perguntem depois: E este? E este? O que achou? E eu lá vou contando as histórias, adjectivando-as. E ouvindo outras em troca. E gosto que os levem e que, depois, me venham dizer. Olhe, lembra-se daquele que me aconselhou? Gostei. Tanto.
E lembro-me sempre dos livros que a minha avó me contava. E do admirada que eu ficava por ela saber as histórias, os diálogos. Há livros que só conheci por intermédio dela. Uma Família Inglesa, A Morgadinha dos Canaviais. E tantos, tantos outros.
As avós dele não têm este mesmo gosto que a minha tem/tinha pelos livros. Ou pela contagem de histórias. E não sei se ele terá alguém que lhe trasmita este gosto. É que gostava tanto que ele gostasse que até tenho medo de lhe impingir gostos. De me esforçar demasiado para que goste.
É que ninguém gosta de algo quando forçado a gostar. Acho!
20 comentários:
Pode ser que essa seja mais um "prazer partilhado", quem sabe?
;p
A Ana, como sp, esteve muito bem!!
Lembraste de me perguntares q cumplicidades ias ter com ele?
ESSA! Respondo eu agora ;)
(a mim não aconselhas tu :P)
Olaré, também acho que vai vir mas é de ti.
Eu sou uma papa-livros, e hoje tenho imenso prazer em ver as miúdas a quererem ir para a cama ler (ver no caso da C). Se ele vir o prazer que te dão os livros tb vai querer.
P.F. Existem gostos ou hábitos que acredito que estejam nos genes pura e simplesmente pela atracção que estes provocam. Os sons dos instrumentos, guitarras, pianos, chilofones, etc. Gosta muito de música, de ouvir, de tocar com os deditos nas cordas da guitarra(principalmente da guitarra que nunca quer largar - é uma choradeira), de bater no piano e de dançar. Nos livros apenas os esfolheia e arranca algumas páginas, mas quem sabe se mais tarde ñ tem um gosto muito, muito grande pela leitura. São sentimentos que vão despertando enquanto ele cresce e descobre novos horizontes.
A Joana adora livros e histórias e ver imagens (espero que goste de ler), sou mesmo eu a madrinha e amigas minhas que a incentivamos para tal...mas pessoalmente acho que ela tem uma tendência natural para os livros, o que é essencial...tal como tu penso que nada o que é forçado funciona :-)
Adoro ler! E acredito que foi o meu pai quem me transmitiu isso, dando-me livros, contando-me histórias, ensinando-me a apreciar os momentos que um bom livro nos pode oferecer.
Acredito que também conseguirás fazer isso com o(s) teu(s) filho(s)!
Eu adoro livros, gosto do cheiro de manusear as páginas, de me deliciar com as capas. Embora não tenha tanto tempo para ler como antigamente, foi uma coisa que ficou da infância, como eu gostava de livros, ainda me lembro de ir à biblioteca infantil e trazer 4 ou 5 para ler num fim de semana. Oxalá que o David partilhe tb desta minha paixão eu pelo menos vou lhe oferecendo uns livrinhos.
Bjs
gosto mesmo que tu. talvez por isso gostasse tanto de abrir uma livraria.
e esses gostos não são impingidos, são partilhados, como diz a Ana. Tu vais notar se o é ou não.
E, em vez da tua avó, ele tem a ti para passar esse gosto
Pois... forçado não há quem!
Eu também adoro ler! Tenho imensos livros, todos lidos, que livro não é para decorar! Livro é para ser... Mas acho que a minha flor não é muito chegada aos ditos! Mil beijinhos, Teresa
Podem não ser impingidos, mas partilhados, desde sempre temos incentivado os becos a ver livros e ver exposições, a beca que é uma traquinas delira com um museu e fica caladinha que nem um rato, hoje já é ela que nos pede para irmos ver uma (ex)"posição", dos livros então nem se fala, não os abrigamos, habituamo-los a conviver com eles, por sorte gostam!!
:-)
Sandra
PS Este blogue desapareceu do teu "profile" não conseguia cá voltar, ai! já me estava a complicar com os nervos...
Sandra,
«profile» actualizado. LOL
Não precisas de forçar. Podes limitar-te a incutir-lhe o gosto, gradual e suavemente. Dares-lhe livros de presente, leres-lhe um pouco antes dele dormir, inventarem histórias em conjunto... Vale tudo! :)
A minha avá também adoro ler... Lê imenso e de tudo! Também foi ela que me apresentou "Uma família Inglesa" num daqueles livros de capa vermelha de folhas amarelas e a cheirar a mofo! Ainda hoje o guardo.
O hábito faz o monge...Portanto, acredito e espero que sim... Sei que vai ser um grande desgosto, se assim não for...
"Pero no passa nada, no te preocupes"!
Besitos de la madrileña, Catarina
se tu lhe mostrares como é bom gostar, vais ver que ele vai partilhar contigo essa paixão...
gostar de ler tb se aprende!
bjs
Também adoro livros e consegui passar essa adoração ao meu filho e olho-o a "ler" os seus livros e sorrio e não dispensa a história antes de dormir!
Espero conseguir transmitir o mesmo à minha filha.
Bjs
Tenho a certeza que ele vai gostar. Não gostamos das coisas que fizeram parte da nossa infância, que associamos a momentos bons, a pessoas queridas, a cheiros e cores, a afectos? Então como é que ele pode não gostar? :)
Tal como a maioria das bloguistas tb eu gosto muito de ler. Aquece a alma e dá-me um conforto imenso, bem como uma paz de espirito, poder ler calmamente um bom livro. Acho que o Gabriel tb deve ir gostar pq o pai, tal como eu, gosta muito de ler. O meu filho só tem 6m e eu já leio para ele. Ás vezes livros de historinhas, outras vezes, livros de poesia. E ele parece gostar, pelo menos durante um bocadinho. Vais ver que o teu tb vai gostar. Ele vai aprender a amar os cheiros, as letras...Temos de ter é paciência
Bjs
Eu adquiri sozinha o gosto pela leitura... adoro adoro adoro e gostava de ter mais tempo para me dedicar a ler.
Vais ver que sem forçares e ao ver-se rodeado de livros o teu filhote tb vai gostar de ler...
Bjocas
Ps: Para onde queres que envie um bocadinho de força de vontade!!?LOL
que bonito, que bonito.
Postar um comentário