quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quality time

Ainda que a qualidade não se meça!!! (quantitativamente não, mas há certamente escalas de qualidade. Os quiz test são amostras disso. Está feliz? Muito, pouco ou nada. :D)

O finalzinho do dia é deles. Ali entre hora e hora e meia antes da deita e sem distracções surround aqueles minutos são exclusivamente dedicados a eles. E não falo do tempo passado entre veste-despe-banhos-comida, etc... Falo em beijos, mimos, brincadeiras, histórias, cavalinhos, moshes, etc... Ainda assim acho que não é suficiente e aos fins-de-semana no meio dos almoços em casa de uns e outros avós há passatempos dedicados a eles. (Ou esta foi a melhor desculpa que inventei para voltar a ter uma espécie de vida social.) Temos parque de diversões, baloiços, idas ao teatro, histórias, música (ainda não experimentámos o cinema, mas deve ser já a seguir). Enfim, um sem fim... Não sempre que também acho que o prazer que se extrai de alguns eventos é precisamente o facto de acontecerem de vez em quando e não por sistema.

Mas há coisas que não se enquadrando nisto, encaro como fazendo parte do enriquecimento deles enquanto pessoas e nosso enquanto família. Para já, no rol, ainda só está a natação, mas outras virão. A música será certamente uma delas que o rapaz demonstra já uma grande apetência musical.

A natação (e as outras que se lhe seguirão) mais do que uma actividade extracurricular é um tempo de família.

Não sou apologista de agendas infantis demasiado preenchidas e, no infantário, não participam em nenhuma actividade extracurricular (até porque aos 2 anos e meio pouco sumo ele poderia extrair delas. - My opinion, ok?)

Mas acredito que esta(s) é(são) também uma forma de enriquecimento cultural e acima de tudo pessoal.

11 comentários:

inesn disse...

o diogo só tem uma actividade extra na escola: a música ;o)

. disse...

Concordo. Só tenho pena que, por aqui, a oferta cultural para under 3 seja muito, muito limitada... Aliás, aqui há tempos armei-me em descarada e perguntei à vereadora para quando, por exemplo, um concerto para bebés. Disse-me para o pôr a ouvir um CD...

Luz de Estrelas

Ana disse...

Eles devem adorar esse tempo com os papás.
Moshes? lollll

Cool Mum disse...

Eu conto os banhos como quality time, só das gajas lá de casa, tudo ao molho na casa de banho.
Por sorte, andam am escola pública com direito a ginástica, música e Inglês/expressão dramática. Outside só mesmo a natação das mais novas e o ballet das mais velha. as não dá para fazr isso em família, já não...

E já agora uma quality mum as well :)

Amélia do Benjamim disse...

O Benjamim vai agora retomar a natação. Adaptação ao meio aquático, melhor dizendo! Lol. Tem na escola a ginástica, e tirando isso, só mesmo a voltinha à saída da escola, que agora já não é o páque, mas o comécio (ir ao pão), e vai para casa.
Também há moshes, especialmente com o pai, antes do jantar (enquanto faço o jantar), ou vice-versa, e brincamos a qualquer coisa no chão. Às vezes acontece uma saída, ao fim de semana, mas agora no inverno é mais difícil, como é, também, a vida social...

Cristina disse...

Sempre o quality time!
Como adoramos histórias, já temos uns encontros marcados por mês (na Verde Ervilha e na Gulbenkian).
Vamos ao teatro quando calha e quando interessa.
Na escola, também só anda na natação. O que nos permite dormir mais um pouquinho ao Sábado.
Mas com dois, deve ser mais complicado por causa da diferença de idades. Sei que levas sempre o baby, para irem todos. Vamos ver como a Mariana se vai comportar...

LOL

Bjos

Cristina

Flores disse...

Cristina,

vamos todos quando o baby pode ir. Se não puder não há dramas,q o mais velho agradece os tempos só dele. ;)

ddm disse...

Sabes que temos a mesma ideia.
Os fins-de-semana são mesmo dedicados a eles e às actividades de família. :)

Mae Frenética disse...

Eu acho q peco por me preocupar mto com a logistica e menos em brincar... confesso... mas tenho melhorado. Confesso tb!!!

Abraçar disse...

Natação é do melhor, para eles e para nós. Adoro ir com o meu. E concordo em relação às saídas culturais, nem sempre nem nunca.

Repolha disse...

Só não percebo por que raio as iniciativas culturais para bebés são sempre às 09h/09h30! Isso lá é hora!!!
Actividades extracurriculares serão pensadas para o ano; para já passear é bom. Correr e saltar. Há lá coisinha melhor para esta idade??? E como o benjamim: ir comprar pão e maçãs lol
Do nosso tempo de qualidade, o que eu mais gosto é quando ela todas as manhãs me acorda a dar muitos beijinhos e a dizer que gosta muito de mim (é por interesse! que já sabe que fico bem-disposta e vou logo buscar o leite, mas ainda assim sabe mesmo bem :D)

bjs