Deixá-lo e calar-me, deixá-lo e falar ou não o deixar.
Já o disse por várias vezes que há regras em minha casa que são para cumprir: TV e doces só ao fim-de-semana são apenas 2 exemplos.
A questão é: e quando são os outros agentes educadores os primeiros a «prevaricar»?
Se deixo os meus filhos no infantário ou com os avós tenho que confiar que eles cumprem estas mesmas regras. Com os avós, impusemo-las. E, eles cumprem, claro. Com o infantário temos vindo a impor. Não permito que eles tragam os benditos saquinhos para casa durante a semana. As crianças têm mochilas no infantário. As guloseimas lá ficam até sexta-feira. Dia em que as podem trazer e regalar-se.
Levantei uma vez a questão da TV ligada e ia sendo fuzilada numa reunião. Decidi que só volto a levantar questões destas em «privado»: com a educadora, com a coordenadora, com a direcção.
Voltei ao «ataque».
Bang! Bang! Bang!
Sinto-me KO. Sinto que remo contra marés.
As hipóteses que se me afiguram, neste momento, são: permitir o comportamento e fingir que não vejo que quando os entrego vão direitinhos para a sala de TV,ver a dita; deixá-lo e mostrar o meu desagrado face a esta atitude (e sentir a seguir que fui atropelada por um camião) ou procurar alternativas escolares (hipótese que cheguei a levantar com a educadora dado que - sic - não posso, nem devo, controlar todos os passos que o meu filho dá dentro daquela sala, desde o momento em que o deixo até ao momento em que o vão buscar).
E é legítimo que o faça? Não estou, eu, a passar-lhe(s) a ideia de que, à mínima contrariedade, viro as costas e baixo os braços?
(E é nestas alturas que há argumentos pró-privado que me fazem muito sentido. ;) Eu, que sou indefectivelmente pró-público.)
41 comentários:
Já sabes o que penso em relação à diferença privado/público, ainda q haja escolas públicas onde as crianças não vão diariamente ver tv.
Eu deixo o meu ver tv diariamente. Doces só ao fim-de-semana ou em ocasiões especiais. Gomas só comeu uma vez e em aniversário. Saquinhos é raro trazer... pq não se pode levar doces para a escola à excepção do bolo de aniversário (q tem de ser simples e sem cremes). Chupas e afins não come. Esporadicamente come um bolo ou um gelado.
Na escola do meu nem existe TV e confesso q essa é uma das coisas que vejo qd visito uma escola. Tem TV? As crianças passam horas em frente dela?
A minha sugestão... Pesa prós e contras. O caso da TV é assim tão grave? Eles passam mto tempo a vê-la e menos a fazer actividades? Comem doces diários? As tuas reclamações são bem aceites? Se não estás satisfeita e não consegues fazer nada, muda-os de escola. Muda, sim. Sem pesos de consciência. Até pq, legalmente, julgo que não podes fazer nada. E reclama mto pq tens esse direito.
Essa discussão na escola do meu seria impensável. Parece-me que esta é a diferença que me fez tomar a opção de o inscrever lá.
big beijo
Flores, no teu lugar também não me agradava de todo que o meu filho visse televisão no colégio.
A Madalena entra em Setembro para um infantário publico, e não existe sala de televisão.
Cá em casa ela não liga à televisão verdade seja dita, mas quando me pede para ver eu deixo, meia hora antes do jantar que me dá espaço de manobra para o fazer :S
Dos doces, também acho que deves reclamar sim. Cada vez há mais meninos obesos, será que não sabem isso? Que é de pequeno que se ganham hábitos para a vida?
Olha estou contigo, não baixes os braços não.
Beijo
Pois assim até eu refilava... afinal educas em casa para na escola se estragar tudo.
Alice vai para uma IPSS já em Setembro (ai meu coração!), e eu levanto tantas vezes as mãos por este achado maravilhoso! De manhã as crianças são recebidas com musica de fundo na sala, uma auxiliar sentada numa manta para lhes preparar os bons dias com muito mimo e sem tv´s, até a educadora chegar.
Foi onde Duda andou até ir para a primária.
Concordo com os doces, e por aqui não é fácil, que ele os coma só aos fins de semana. Da televisão, não vejo mal, depois dos trabalhos de casa estarem feitos, banho tomado, deixo-o ver tv á vontade, só ás refeições é que não, é uma regra para poder-mos conversar um pouco. Na escola... se for um filme de vez em quando, tudo bem, mais que isso não!
A escola do meu teve como tema do ano (há dois anos atrás) o tema televisão. Levaram lá uma especialista e deram uma injecção aos paiszinhos.
No anos seguinte resolveram que depois da hora de almoço, enquanto os mais novos dormiam, os mais velhos viam filmes! Passei-me!
Abrandaram, mas este ano (inverno) lá voltaram.
Epá acho que é de uma falta de imaginação e falta de vontade de pensar/trabalhar! Bahhh!
Estou contigo!
Bjocas
Loira,
mas como é q eu sei a quantidade de tempo q eles estão à frente da TV se não estou lá?
Sei q, qdo o entrego - e aqui falo do mais velho pq a questão não se coloca com o mais novo, Tita, onde tb é rebebido com música. E o infantário é o mm. - os outros estão a ver. E ainda hj o entreguei já passava das 9. Sei que, mtas vezes, qdo a minha mãe o vai buscar, perto das 5, eles estão a ver. E sei q tb fazem trabalho no entretanto, mas sei lá a quantidade de tempo dispendida em frente à dita. E, por amor de Deus, está sol, calor, bom tempo, e encatrafiam-me o miúdo numa sala, sem luz natural, com tudo às escuras, às 9 da manhã, a ver TV????
Os meus vão às 9, mas a sala está aberta desde as 7. Sei lá desde q horas a ligam.
ideia de solução: procura outras escolas possíveis para os filhos e vês se são melhores ou piores para ti (sendo que o melhor e pior depende na minha opinião unicamente daquilo que queres que seja a escola dos teus filhos). Eu tenho sorte, R. não gosta muito de ver tv. Vê um bocadinho de manhã enquanto me arranjo e ela está mal disposta. Os doces que vêm nos sacos, estão todos numa lata cá em casa. Já protestei com os pais que olharam para mim como se eu fosse anormal. A R. fez anos e eu não levei. Avisei-a logo que não o iria fazer. Mas levei uma prenda para a sala, um livro de experiências. E eles ficaram muito contentes!!!
O caso da TV nas escolas é uma situação muito dificil... eu não gostaria que a minha filha visse tv na escola (e ela tambem não!). Mas depende também de quanto eles vêem, o que vêem, em que momentos, e que uso fazem dela.
Boa sorte!
Bjs
E agora levanta-se outra questão: preocupo-me só com o q afecta os meus?
ou
entre marido e mulher (ou pai e outro filho) não meto a colher?
(Sendo q até isto já não é bem assim q violência doméstica já é crime público. mas lá estou eu a dispersar.)
O meu marido acho q não devo agir, pq o miúdo pode sofrer retaliações????? (eu ainda fico mais passada, q só a - não tão - simples ideia de se vingarem no miúdo por causa dos meus ideais e das minhas atitudes deixa-me nauseada.)
E APETECE-ME GRITAR: EU NÃO PEÇO QUE PROÍBAM NADA, NEM TB, NEM DOCES, PEÇO CONTENÇÃO. CONTENÇÃO. CONTENÇÃO.
nem Tv, claro q TB só no nuorte, carago!
Público e Privado às vezes vai dar no mesmo. Não me choca se eles virem um bocadinho de TV. Um bocadinho. Como já te contei, no primeiro infantário do Bi (privado) eles viam muita televisão e eu detestava. Tirei-o assim que pude, mas não necessariamente só por essa razão. No actual, vêem ao fim do dia, enqto esperam os pais. Concordo. Em relação a ti, acho que deves insistir, se achares que é demais. Ainda não percebi por quanto tempo lhes é permitido ver TV. É muito? Porque as políticas educacionais de casa não têm de ser iguais em tudo às da escola. Sobretudo porque seria complicado de gerir, pois cada família têm os seus estilos de educar e de viver. Também não vão proibir os teus filhos de ver TV e deixar ver os outros. No caso dos doces, é para aplicar pois tu é que decides o que comem os teus filhos e na boca dos outros filhos mandam os pais deles. Acho que deves falar novamente com as responsáveis para tentar encontrar um meio- termo no que toca à televisão.
Já li nos comments que não sabes qto tempo ele vê TV. Pois é isso que tens de saber e agir em conformidade.
A minha filha frequenta um infantário público onde não existe televisão.Em vez de angariármos dinheiro (associação de pais) para comprar a dita, decidimos ajudar na compra de material: jogos livros, carrinhos de mão, pás baldes, etc, etc, para os cachopos poderem brincar nas horas mortas. Isto foi proposto, conversado e aprovado em reunião. Porque é que não tentas fazer uma proposta do género como alternativa à televisão? Graças a isso já existe uma salinha da biblioteca e drama e uma grande horta e jardim:)
Bjkas
Percebo-te tããão bem. Devo é ser mais egoísta LOL
A minha "luta", já disse, é a alimentação. Elas não olham 5 min para a tv em casa, logo estou nem aí para o q vêm na escola. Aliás assim deixam de ser TBexcluídas pq há bonecos q elas nem sabiam q existiam (winxs e companhia).
Entrei devagarinho... fui deixando recadinho simpático na caderneta, conversinha amena com a educadora, muita conversa com elas... e o q aconteceu?? as minhas filhas começaram a "apanhar" por tabela no refeitório... ai a ti não dou a comida à boca pq a tua mãe escreveu para não dar na caderneta (WHAT??)... ai tu tens q comer a sopa toda mm q os outros não comam pq a tua mãe diz q comes tudo em casa (WHAT??) ai se não comes a comida toda ligo para o telemóvel da tua mãe (WHAT??).
A 1ª vontade? Mudar de escola. Mas isso era solução? Só tinha mais uma escolha e se essa viesse a revelar-se ainda pior? Fui lá falar. Deixei-me de simpatias. Fui directa ao assunto. Ou o refeitório passa a ser normal e tem regras para todas as crianças e suas mãezinhas, ou estamos mal. Se foi fácil? Achas? Eu aqui não sou só a manhe delas. Sou a entidade patronal de familiares delas (funcionárias)… sou a compradora/avaliadora de maçãs de familiares… sou demasiadas coisas relacionadas com elas.
Se viro costas, e ficam a dizer q tenho a mania, só pq sou a senhora inginheira??? Azar. Não se metam é com as minhas filhas. Não admito q sejam tratadas de maneira diferente dos outros. Nem para pior, nem para melhor. Igualdade no meu dicionário rima com escola.
Percebi há muito q nunca iriam ter a escola ideal. Eu, por exemplo, tive. Se me mato a pensar nessa injustiça? Era o q faltava! Elas têm muita coisa que eu não tive. É a vida.
Resumindo a minha (pouca) filosofia escolar: não peço para que a escola eduque as miúdas por mim. Não aceito que as deseduque. Seja em que aspecto for.
Difícil decisão, uma vez que o assunto é já recorrente...
E tens outras escolas/colégios que te agradem??
Estou um bocado como a Zuza, confesso!
E só lamento que com este sol e estas temperaturas tão agradáveis, as escolas enfiem as crianças numa qualquer sala em vez de as deixar brincar no recreio.
Levantas tantas questões em que eu penso todos os dias. Eu opto sempre por reclamar e reclamar até me ouvirem e agirem em conformidade. A directora da escola já prende a respiração quando eu digo que quero falar com ela ;).
Ando cansada de tanto refilar na escola dos mais novos (e elas também devem andar cansadas de mim). Não os mudo porque até agora as coisas têm-se resolvido e eles estão bem. Lembra-te que eu já os mudei uma vez a meio do ano mas foi porque a situação era mais grave e irresolúvel.
Quanto à questão específica da televisão. Também não me parece bem que eles vejam durante muito tempo. Se é só na entrada e à saída e se são filmes infantis não me choca. Eu já me apercebi que o João sabe o que são os Morangos com Acúcar e isso é que tenho de investigar melhor. De qualquer forma sei que enquanto estão com a Educadora não vêm.
Acho é que a questão público/privado não se põe. É uma questão de pessoas.
Mas eles vêm assim tanta televisão?! Nas escolas dos meus há televisão à saida e à entrada. Agora que o tempo está bom não há porque ficam na rua. Em casa, durante a semana, não vêm. No caso deles sinseramente não acho que seja televisão a mais. para tudo há a medida certa! E os doces. Ao fim de semana das-lhe tudo o que eles junta durante a semana? Não vai dar ao mesmo? Não é pior?!
Na escolinha das minhas tb há televisão nas salinhas dos 3 anos para cima, mas pelo que tenho observado (na sala da mais velha)eles só vêem TV ao final do dia, enquanto aguardam os pais... por isso, não me preocupa muito!
Quanto à questão dos doces, é uma questão que ainda hoje irei abordar com a educadora, pois é frequente mesmo elas darem sugos e rebuçados aos miúdos, apercebi-me disso ontem quando a Inês me pediu um caramelo e após eu dizer que não tinha a auxiliar rapidamente apareceu com um...
Confesso que fiquei sem saber como agir, fui para casa a pensar nisso e hoje vou pôr as coisas em pratos limpos, se eu não dou...tb não quero que sejam outros a dar!
Enfim ...
Beijinhos
eu concordo contigo, flores...acho um disparate os miúdos, às 9 da manhã, estarem a ver televisão. os meus vêem apenas (que eu saiba, claro) ao final do dia, e é se me atraso muito (acho que só os põem à frente daquilo às 19h quando fecham as salas).
quanto aos saquinhos de guloseimas, já por mais de uma vez me insurgi contra aquilo e o que me respondem é que eles não comem na escola (claro, para sermos nós os maus da fita); ainda outro dia recusei um...e qualquer dia vou falar com a directora (não para proibir mas, pelo menos, para sensibilizar mais os paizinhos).
(sobre o tratamento diferenciado...um dia o diogo apareceu-me em casa com a camisola toda pintada; como eles usam batas perguntei o porquê daquilo...disseram-me que de tarde não usam mas eu opinei que se calhar e para certas tarefas deveriam usar. no dia seguinte o meu filho era o ÚNICO de bata...)
enfim...não ajudei, apenas desabafei!
Remar contra todas as marés e moinhos de vento. Mostrar o desagrado. De forma bem educada, mas mostrar.
Quanto aos doces, preocupa-te com os teus (é uma luta perdida; eu bem que levo lápis de cor ou coisas-para-fazer-bolas-de-sabão nos saquinhos, mas a malta não entende indirectas). Não deve ser difícil conseguir que os guardem nas mochilas.
Quanto à TV, em exagero é deseducativa. E qualquer escola tem que ter um projecto educativo a ser discutido (e decidido) por todos a quem diz respeito.
(qto ao privado-público: vêem muito mais televisão aqui no privado do que viam o ano passado no público; e chateia-me, sim, mas foi a solução possível no turbilhão da mudança).
Boa sorte e beijos!!
Márcia,
ñ sei, e foi isso q quis transmitir. Sei q ou eu tenho mto azar ou apanho sp a hora da TV. E, ressalvo, em casa eu trato disso. Lá, quero contenção, não proibição.
Qto aos doces,
se levarem saquinhos da escola, comem o q lhes apetecer ao fds. Se não levarem deixo comer e posso até comprar para lhes dar, mas com essa permissa. FDS.
A questão é: tenho 2 miúdos em salas diferentes. Serão 40 no total das 2 salas o q dará uma média 3 miúdos/mês a festejar aniversários. Se tds levarem os ditos saquinhos já ñ se coloca a questão da regra e da excepção pq a regra é haver sp doces, pelo menos uma vez por semana.
Ora, para miúdos não gulosos, é pouco importante. Para miúdos gulosos, como o meu mais velho, ou lhe imponho regras ou tenho um puto a substiutir refeições pq tem a pança cheia de gomas. ;)
Eu, antes de mais, se bem te lembras, fiquei chocada com essa história da tv. Quando li aqui e dpois conversámos assumi que nem me passaria pela cabeça que houvesse tv nas escolas para entreter os putos quando chegam e antes de irem embora.
Na escola da minha não há isso, eles brincam até começarem as actividades. Depois de teres aqui falado, apercebi-me que é uma regra muito seguida nos infantários em geral (mesmo privados, ao contrário do que possas imaginar).
Posto isto, acho que tens toda a razão em revindicar e chatear.
Mas se reivindicas, chateias, falas, reclamas e não consegues, que mais podes tu fazer?? Acho que elas devem estar a achar que tu és uma excêntrica que não quer que os filhos vejam tv. Porque é "normal" os putos consumirem horas de tv. Porque é "normal" a tv ser a babysitter dos putos. Não me parece que estejas a mostrar-te fraca, mas tirando a hipótese de procurar outra alternativa escolar, parece-me que não há muito mais a fazer.
Acredita que as pessoas acham natural os putos verem tv. Lá em casa a regra é poderem ver o mickey quando chegamos e de manhã irem vendo, enquanto nos arranjamos. A maioria das vezes, até está ligada, mas ninguém lhe presta atenção. Mas lembro-me perfeitamente de família e amigos me dizerem, quando estava grávida da Leonor e em momentos de jantares em que a tv estava invariavelmente no canal Panda, que me preparasse, que a partir do momento em que tivesse miúdos deixava de mandar na tv. Respondi com um sorriso mudo, mas intimamente jurei tentar que não fosse assim. E não o é.
COncluindo: acho que realmente tu estás certa e elas não, mas também acho que tu deves ser vista lá como uma tipa com ideias estranhas, porque há o dado adquirido que os putos TÊM de papar tv...
E cá vamos nós mais uma vez...
:D
No infantário do Diogo recebm os miúdos na dita sala polivalente, onde está a dita TV. Vêem todos os dias de manhã desde a hora de chagada até á ida para o recreio. Ou seja para quem entra ás 8, vê das 8 ás 9, conforme a temperatura no exterior. Isto significa que no verão não há TV para ninguém.
Em casa não tenho que pôr regras sobre a quantidade de horas a VER Tv, mas sim, a jogar Playstation...(e acredita que não é fácil impôr horários para 1 Playstation e 3 gajos (39, 17 e 5 anos)..resta saber qual o mais viciado (estou a brincar...)
Em relação aos doces, lembrei-me de ti quando recebi a semana passada uma circular a informar da PROIBIÇão de doces na escola, excepto em dias de aniversários.
E sendo assim, estamos a falar em 22 dias durante um ano escolar completo, o que não é muito.
:D
bjs
meus, do Algarve....
que susto, a sério...porque raio me aparece agora aqui um ANTÓNIO no meu perfil???????????
quem é esse tal ANTÓNIO?????
Eu, sou eu...a tal, do Algrave e não conheço nenhum ANTÓNIO...
alguém me explica como isto foi acontecer??????
(ou terá a ver com o facto de eu, ter o mail da empresa aberto numa outra página????)
deixa me lá fazer o teste (fechei o mail)
hum.. aver o nome que aparece agora...
outras dúvidas quanto á televisão: estamos a falar de desenhos animados, certo?! Os meu não vêem outro tipod e televisão. Será um bicho assim tão mau?! Claro que nunca é uma alternativa à brincadeira, isso não!
Márcia,
sim, claro. Pelo menos enquanto não me chegarem a casa a falar dos Morangos. :)
Mas há desenhos animados mto maus. E já fui confrontada com os ditos. Pq pelos vistos alguns miúdos levam filmes e vêem DVD. Repito: não é só pq são desenhos animados q são bons e «visíveis».
A educadora está, neste momento, com horário reduzido. Tem uma bebé com menos de 1 ano. E está no infantário entre as 10 e as 4 e meia, sensivelmente. Sendo q entre o meio-dia e as 3 estão a almoçar/dormir.
O meu pode estar 1 hora e meia em frente à TV, porque chega às 9, ou perto disso, e sai às 5, sensivelmente.
Os outros, presumo, podem estar a partir das 5, e até às 7 (hora de fecho) e de manhã (desde as 7 - ñ sei a q horas a ligam, estou a presumir, portanto - até às 10.)
5 horas por dia parece-me uma BRUTALIDADE. Até 2, mas enfim... Sendo q ainda não estão contabilizadas as eventuais, passadas em casa.
Podes dizer sp q nenhum miúdo está lá das 7 às 19 e eu diria, mto mais miúdos do q imaginamos. Infelizmente.
Nós vemos TV em casa, mas tb passeamos/corremos/brincamos na rua, etc., etc.
Quem não tem por hábito sair com os miúdos de casa (e não me digas q não há quem o faça, pq tb aí há mto mais exemplos do q os desejáveis.) acaba inevitavelmente por deixá-los ver mto mais TV/computadores/Playstation, etc., do q o desejável.
E dps o q temos? Crianças com défices de atenção/concentração. Dificuldades de aprendizagem. Obesidade (pq demasiadas horas sentadas tb podem trazer problemas de obesidade, etc. e tal)
Flores, tenho uma ideia: levo-te à escola dos meus e tu levas-me à escola dos teus. Pode ser que vejam que não somos aves assim TÃO RARAS!
Isto vai animado...
Quanto aos saquinhos de doces, vão todos para a mochila e depois até desaparecem lá em casa. Negoceio com a Leonor e ela prefere sempre o gelado ao fim-de-semana. LOL
Na festa dela não houve saquinhos para doces mas é inútil lutar contra o que os outros pais fazem... É mais fácil os doces...
Quanto à TV, eles vêem à entrada e à saída e sinceramente não me aborrece. Em casa, vê antes do jantar um bocado e ao fim-de-semana nem tempo tem de ver. Andamos sempre no laréu. LOL
Cristina
LP,
vamos nessa. :)
É precisamente pelas razões que apontaste que os pais não te apoiam nestas lutas! Eu sou da opinião que tudo faz parte a medida certa!!
Com tanto comentário, onde já vai o princípio.
Não interessa nada o que por cá se passa, já tens experiências de todo o tipo para comparar.
Parece-me fundamental apurars o tempo que realmente pasam em frente à TV e se a redução de horário da educadora está a prejudicar os miúdos, pois o facto de ser diferente com o irmão faz pensar que pode ser um caso isolado.
Privado/público, não acho de todo que passe por aí...
Eu já percebi que o meu filho vê pouca televisão na escola. É só mesmo de vez em quando.
Para mim o importante foi mesmo perceber os outros sinais, para além do factor televisão. Vinha contente, cansado, a contar novidades, etc? Acho que é mais por aí.
Em relação aos doces dei ordens de não lhe darem nada (por enquanto não come nada que tenha açúcar adicionado, até a papa vem de casa) e elas têm cumprido. Felizmente.
flor, nessa matéria n sei mt q te possa dizer q ajude ou desajude o q já foi dito.
Eu, dd q me lembro a partir do tempo escolar, sempre vi MUITA TV, td...de novelas a noticiários, desenhos animados a documentários...em casa, não no atl. Mas tnh noção de q a tv servia p me entreter pq n tinha qm me entretesse a tempo inteiro lool.
Sou tão viciada em tv q até tnh medo - qd tiver filhos - de passar a ter a tv sintonizada spre no canal panda [o q quer q dê no canal panda, q eu n tnh tv cabo :P].
Ainda assim, acho q n há nada q dê na tv p os miudos q n possa ser ensinado por adultos, ainda q o entusiasmo possa n ser o mm.
Já dos doces, sou tão intransigente cm tu...deveriam ser proibidos na escola e apenas [?!?] dados em festas domiciliárias, ao cargo da consciencia de cada pai/mãe.
Boa sorte nessa batalha
bj meu
COMO TE COMPREENDO!!!!!!!!!!
(se bem q actualmente, não tenho essa luta com a escola, mas sim com os ex sogros...)
Olha, eu nestas coisas não sou fundamentalista. Acho que os pais devem conhecer bem os filhos e adaptarem as regras consoante uma série de coisas. Como já referi, não ía gostar que ele visse 1h00 ou mais de TV na escola, pq há mtas actividades óptimas para fazer, especialmente com bom tempo. Mas, confesso, não acho a tv assim tão prejudicial se for com conta, peso e medida. Pelo contrário. Tanto que até o deixo ver os desenhos animados diários.
Agora não te podes esquecer que nem todas as pessoas estão tão bem informadas qto tu e que há vidas realmente complicadas.
E qto à obesidade, mto tb é genético e não só da alimentação. Claro que se me falares em substituir um lanche por um bolicao e leite com chocolate tenho já um ataque (e sinto o mesmo repúdio por chocolates, gomas e chupas diariamente), mas deixar comer uma sobremesa de vez em qd não me parece mal.
Como já se percebeu aqui e é tb a minha opinião, o problema TV não é um problema de escolas públicas ou privadas, mas sim um problema de algumas escolas. O que acho q é nos privados as reclamações dos pais são melhor aceites.
Sinceramente, eu começava a procurar outro sítio. Até pq o mais pequeno ainda tem uns qtos anos pela frente a passar nessa escola. Acima de tudo não me parece bem que nem sequer estejam a considerar a tua opinião. E não reclamar por medo de retaliações é meio caminho andado para saberes que se calhar não estás no sítio certo.
beijo
(e é claro q este comentário não vai só em resposta ao teu, mas a todos os que já foram escritos.)
Loira,
mas é disso mm q falo. A escola dá leite e iogurte e pão, com coisas variadas. Há quem leve lanche de substituição. Bolicaos e chocolate para pôr no leite.
E sabemos (tu e eu) q a genética não joga a favor deles.
Isto na questão da comida. Na questão da TV, e por saber o filho q tenho é q peço contenção. O M fica vidrado nem q seja em anúncios. E filmes. Quaisquer q sejam. O A já não liga tanto.
Tb não sou fundamentalista. Nisto nem em nada, mas faz-me confusão q haja tantos pruridos com os pais, em dizer ou chamar a atenção de determinadas coisas, e poucos com os miúdos. Q é disso q estamos a falar. Lanches destes ou TV todos os dias, como fazendo parte da rotina diária, faz-lhes bem? São uma mais-valia?
Ah, e claro q o público/privado era tb uma provocaçãozinha, q aquilo é uma especie de in between, q é uma IPSS.
Pois, eu sei que é IPSS. A resposta era ao teu comentário e aos outros. Ou seja, não era para ti directamente, mas opinião depois de tudo o q tinha lido.
Lá está, tu sentes esse problema com o teu. Eu não sinto com o meu. Tirando os desenhos animados de q gosta (que nem são assim tantos), não liga a mais nada (talvez um ou outro anúncio e videoclips). A tv pode estar ligada e ele nem olha :). Qd acho q está a abusar, deixo acabar o que está a ver e desligo.
O que acho estranho é deixarem levar comida qd eles dão o lanche. E até comecei a ficar com medo, q a escola onde o meu entrou tb é uma IPSS e a directora pedagógica disse-me q, se ele estava habituado a comer qq coisa a meio da manhã, devia mandar pq eles não davam... eu pensei logo em fruta (q é o q ele come agora no colégio e comia qd ficava em casa), mas agora questiono: que mandarão os outros pais?
E LOL para o teu comentário da genética. Os meus sobrinhos são mto magros e um deles come demasiadas porcarias dadas pela avós. Família abençoada pela genética, a minha... mas a verdade é q qd precisamos de fazer dieta não conseguimos.
beijo
Ora cá vai mais uma opinião!
Os meus vêm Tv todos os dias cerca de 10 minutos em casa antes de jantar, sei que no colegio entre as 6 e as 6.30(hora que os vou buscar) vêm tv, porque vêm todos para a sala da tv à espera dos pais!
(Em casa depois do banho e enquanto termino o jantar também, que são apenas cerca de 10 minutos!Tempo de colocar o jantar na mesa e ultimar as coisas.)
Depois disso é lavar os dentes e caminha.
O mais velho durante a semana nao joga pc e so vê tv até as 9.30;
Em relação aos doces...essa questão nem penso muito!
Porque nao se coloca muito lá em casa! A Mimi so pode comer 1 barrinha Kinder por semana.
Como nunca abusaram, nem me sinto preocupada com isso!
No colegio quando trazem saquinhos na mochila, eu faço questão de os encaminhar/esconder assim que abro as mochilas!Eles nem lhes tocam!LOL
Bjs
Mais uma tentativa de conselho: Já falhaste com outros pais? e eles incomodam-se? Pessoalmente, não gostaria de ter a minha filha a ver tv na escola, sem poder controlar o tempo que vê e o que vê, como faço aqui. Talvez com outros pais possas questionar essa questão.
Postar um comentário