Depois dos livrinhos do pré-escolar, chegámos à fase das avaliações trimestrais. (Qualquer dia estão a dizer-me que o puto não sabe inglês, nem mexer no PC :P.) Achei engraçada a ideia, até porque nunca tinha sido abordado o assunto daquela forma. Só nas dúvidas levantávamos questões. Tipo: ele não sabe as cores. É problemático? Ou ele fala à bebé quando está connosco. Também o faz aqui? (E levamos com o clássico: só se porta assim na frente dos pais.) Ora, achei gira a ideia, se calhar porque em tudo o puto se destacou com um valente S (de sim, sabe fazer) e ai tão giro que o miúdo sabe cantar, ai tão giro que o miúdo sabe distinguir formas geométricas, ai tão giro que o miúdo sabe enumerar zonas do corpo.
O pior foi chegar à parte em que somos confrontados com os nossos próprios fantasmas.
Pois que me dizem que o miúdo não sabe distinguir (algumas) cores. E eu temo pelo seu sentido estético. Até quando terei que lhe escolher as camisolinhas condizentes com as calças e os sapatos. (E aqui podia dizer que já me tinha apercebido que lhe faltava o bom tom, já que só quer calçar os ténis vermelhos, independentemente do resto da indumentária).
Mas mesmo, mesmo mau foi perceber que o gajo não gosta de partilhar. NADA. Seja dele ou da escolinha. Não gosta e fica triste quando os outros não partilham com ele. Isto é um defeito de personalidade que tentamos corrigir, mas que, admito, não é fácil. Até porque sofro do mesmo síndrome. ;)
ou
dizer-me que o rapaz não tem sentido rítmico. Eh pá, isso o paizinho dele não permite. Então um rapazinho tão prendado que toca tudo o que é instrumento, filho de pai tocador e neto de avô bailarino e cantor, saltou o gene musical? No way, Jose!
Mas o que me irrita mesmo é esta avaliação constante que fazemos deles, de nós (enquanto pais), de tudo.
Deslarguem-nos. Deixem-nos brincar, apetece-me dizer. Mas também me cansa ser sempre do contra e, portanto, calo-me e saco do melhor babete que tenho em casa e «emolduro» a primeira avaliação trimestral que recebo do mais velho. :)
36 comentários:
"Deslarguem-nos. Deixem-nos brincar!"
Sem dúvida!
Ainda assim, os registos podem ter alguma utilidade, como saber em que áreas se deve insistir. De qualquer forma, na minha opinião, deve ser algo bastante informal. Terão a vida toda para serem avaliados. Credo. Começa-se cedo demais.
beijo
Nunca tive avaliação, de nenhuma delas, até ao 1º ciclo. O que não impede que nos fizessem chegar, informalmente, essas constatações, quase sempre coincidentes com as nossas, mais ou menos fantasmagóricas.
é q é mesmo isso: deslarguem-nos!
1ª aos 4 anos? Bem bom LOL na antiga escola há(via) avaliação desde o berçário ;)))
sp achei piada pq no fundo aquilo mais não era do q ler as minhas filhas nas letras dos outros. e era giro saber q as conheciam tão bem. eu gostava mm era dos textos e não das cruzes nos quadrados, q essas eram (pre)visíveis.
Ri a bom rir qdo a educadora actual me confessou algo envergonhada q acha q a L. não tem grande futuro como cantora. Gargalhei mm pq já eu e o pai achamos q ela canta tão bem (por comparação connosco, obviamente) :DD
mas como escrevi algures ontem, a grande conquista para elas desta nova escola, é que os deixam brincar MUITO. Sabem q o 1º ciclo começa SÓ para o ano. E não me parece q nenhuma de nós tenha tido mais dificuldades na primária por não ter tido um pré-escolar hiper-desenvolvido. Aqui, por exemplo, informática e inglês, só no 1º ciclo.
Eu no infantário era o oposto do Bi, felizmente. Eu era sociável e tinha muitos amigos, mas era uma traumatizada. LOLLL. Ainda me lembro bem dessa fase dos três/quatro anos. Não era capaz de fazer nada em público, detestava que me agarrassem e beijassem e qdo decidia que não, era não até ao fim. Mudei muito. Nunca soube desenhar tb. LOL. O Bi tb é avaliado, mas anualmente. A avaliação periódica é informal. Vou lá regularmente falar com a educadora, num período próprio para tal. Tb percebi que o Bi porta-se muito pior na minha presença e a dificuldade em partilhar existe nos dois sítios, embora mais acentuada em casa também. Quando brinca com amiguinhos, deixa mexer nas coisas dele, se gostar muito da pessoa.
POdes crer...nós nao fomos avaliados dessa forma e somos normais ( às vezes!LOL).
Quer dizer, eu sou daltónica...é isso mesmo ...apenas com verdes e bejes e alguns amarelos, para mim é uma questão de opinião , mas a medica que me fez o teste confirmou mesmo!Enfim!
Bjs
Deixa correr!
voltamos, cm diz a cool, À vaca fria q ficou do almoço: à padronização, às expectativas [sempre as malditas!!! :P] E à ânsia [dos pais e/ou educadores, não dos miudos!!!] de aprender mais e mais e mais antes do tempo/necessário...e dps o sistema ainda n acompanha tão bem a evolução e chegam à via de ensino normal e sentem-se frustrados pq já sabem aquilo tudo...mas n sabem brincar no recreio, ou então fazem competições de Playstation...
eu cá acho q ele pode n saber umas coisas, mas sabe outras e as q n sabe vai aprendendo e é por aí o caminho q nng nasce ensinado nem há piadinha nenhuma saber td lg de uma vez :P - digo eu, q n tnh filhos nem percebo nada disto! LOL
dos ténis e das cores, conheço o [meu] género. É simples: compras do mm modelito em outras cores p o pandam ou então transforma-lo num benfiquista fervoroso e extremista :P
das partilhas, é deixá-lo crescer q a solidariedade e a generosidade só se fazem c a [matur]idadade ;)
bj meu
ps: eu curo a minha amargura c cházinho e 6 colheres de açucar. N queres experimentar? :P
Monikyta,
podes deixar o açucar mas muda-lhe o líquido q nesse ela não c(v)ai.
(e agora lembrei-me q aqui a tóto ofereceu-te um chá heheheh)
Já sei Zuza. Mas eu n posso beber café nem leite! O q oferecemos^? Vinho quente? Ai...q eu tb n bebo vinho tinto! LOL
ó Flor, atão vai o meu bolo brigadeiro aquecido no microondas: é doce, é quente! Cura amarguras de certeza! E o q "precisas" tb posso mandar em anexo :P
LOL, a conversa dos desentupimentos começou na Luz e já chegou aqui. :D
Oh Monikyta, abre mas é os portões à Zuza para ela ñ perder o fio à meada. :)
LOL, Zuza, eu nessa não caí e fuuui. :D
ó zuza, "se quiseres entrar, [não] ponhas o dedo no ar" [n me pgtem cm é q eu sei esta música LOL], manda mail para blogtenhodias@gmail.com
Monikyta,
associações musicais (estranhas) é comigo mm, e com a Zuza. :D
A Leonor também começou a receber este ano, no pré-escolar. Em que pela primeira vez, parece que aquilo é mesmo a sério. A Leonor está a sempre a "trabalhar" (ela diz mesmo assim lol) qualquer coisa, o olfacto, de acordo com o projecto...
Prefiro o informal, umas directrizes sobre ela e a escola, a relação. Para nos orientar também em casa...
Cristina
Eu recebi a 1ª avaliação da Benedita tinha ela 2 anos:p
Eu acho sempre útil estas avaliações até porque como sabemos os miúdos connosco são uma coisa e lá na escola outra... :p
São pequenas observações feitas pelas professoras e não propriamente uma avaliação. Às vezes podem ajudar os pais e outras nem por isso...
Deslarguem-nos mesmo! Tão cedo para tanta avaliação.
Por aqui partilhar tem dias, ou momentos [muito curtos] vá.
Vou meter o bedelho na vossa conversa, e oferecer-me para dividir uma garrafinha de João Pires que tenho no frigorifico contigo [e com as outras meninas, mas assim tinha que ir comprar mais uma], te garanto que a amargura ia embora [ainda que voltasse em forma de ressaca], bora?
Deslarguem-nos! É isso mesmo, Flores!
Zaidinha, eu tnh uma de espumante sul-africano q me deu mtas alegrias nas férias do Natal LOOOL
Quando recebi a da Mariana dizia lá que não usava correctamente a tesoura. TESOURA!?!?!?!?! e eu feita inocente lá sabia que eles deixavam as crianças de quatro anos usar uma tesoura... Enfim...Avaliações na pré?!? give me a break.
bjkas
Monikyta,
espumante é mais o género Zuza. ;)
Oh Zá,
mas eu alinho no Pires, salvo seja.
Epá... ontem recebi a ficha de avaliação da Maria. A tipa é uma esponja, absorve tudo. Identifica as cores, as formas geométricas, tem excelente motricidade fina e grossa, blablabla...
Mas também vinha lá referido que tem problemas em cumprir as regras da sala de aula (principalmente manter o rabinho sentado na cadeira) e de obediência.
Em suma: evoluiu positivamente, mas precisa de melhorar o seu comportamento.
Ainda estou a digerir isto... ehehehe
Flores, então já ai passo com o vinho debaixo do braço LOL
Monikyta, e as alegrias que o João Pires me tem dado a vida toda? :)
Por falar em João Pires, secalhar cravamos a segunda garrafa à Ritinha do Souto, que ela no outro dia dizia que tinha lá aos magotes ;)
Zá acaba a promoção na semana que vem. Está a 2.30€ mas tens que comparar 10 garrafas LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL
Flores, la no colegio do P fazem estas avaliacoes 3 vezes ao ano e desde os 2 anos.
A primeira achei tao ridicula q nao me calei: "salta bem para a frente, nao salta bem para tras, etc e tal"
Olha, passei-me. Principalmente qdo vi paizinhos a comparar as fichas dos filhos!! Perguntei se estavamos a criar macaquinhos do circo.
Agora, recebo as avaliacoes e so nao as rasgo por educacao. sao automaticamente dobradas em 8 em frente a educadora. E marco uma hora com ela para falar "do q interessa".
Eu tb sou a voz discordante, mas a mim ainda me ouvem, ou nao fosse eu soprano.
Isso e, pelos vistos e dada a crise, ser um dos poucos pais q pagam a tempo e horas e tem mais um filho para la colocar.
Tudo tem uma vertente comercial, my dear... LOLOL
Frenny,
miss you.
Ha outra coisa q me irrita de sobremaneira: os trabalhinhos de casa a fazer com os pais.
Ate teria piada se fossem trabalhos q os fizessem ELES e nos so supervisionassemos. Mas nao.
Aqui ha 3 semanas tive de fazer uma piramide dos alimentos tridimensional!! passei o fds todo a preparar aquilo, em acrilico e com miniaturas dos alimentos para la colocar dentro, enfim...
Deixei recadinho no livro a dizer para se deixarem destas coisas, q os miudos querem e saltar e pular no jardim, nao querem estare m casa a ver a mae a colar e cortar placas de acrilico!!!!
So acalmei qdo a resposta foi: O P estava tao feliz a mostrar o trabalho q fez com a mae q ate subiu a uma cadeira para mostrar melhor aos amigos!!
calei-me e pronto.
I'll be back in a few minutes.
Avaliações na pré??
Devem ter pouco trabalho é que só pode!
Bem vou ali que com este cheiro a álcool além de sentir a cabeça a latejar ainda caio mas é para o lado!
Na escolinha das minhas filhas não fazem avaliações, eu por acaso acho útil.
Para sabermos o que desenvolveram, e o que fizeram na escolinha para o desenvolver :)
Beijinhos e muchas gracias pelas tuas palavras
lol
gostava de ler, mas por outro lado ainda bem que não tenho isso delas, para não passar a vida a insistir onde estão piores, deixe-mo-los brincar ;)
nós temos fichas de observação desde que eles entraram na creche...e eu confesso que lhes acho graça e que gosto de guardar aquilo para um dia lhes mostrar.
têm a importância que lhes queremos dar, no stress ;)
Inês, eu ñ stresso. A não ser com o facto de acharem o miúdo pouco musical. LOL
tens razão, pá é deixá-los andar á solta enquanto podem! Viver livres, divertidos para serem adultos equilibrados! Nós nas escolinhas deles não temos avaliações nem nunca tive nenhuma reunião com a educadora. Fora, claro, as conversas de corredor. Estou com a Zuza, gosto de ou saber por outras pessoas!!
Ainda há JP?!
As comparações é que me matam. Se um faz o outro também tem e deve fazer. E a individualidade? E a burrice e a preguiça ocasional e saudável? E a infância?
E depois fica uma pessoa a matutar nas 2 ou 3 coisas que a criança não domina e esquece as 829 que já sabe fazer. Porque eles são uma extensão de nós, não é?
E que tal não haver avaliações e passar-se apenas a falar das crianças, e das suas graças?
É claro que se há sinais de alarme, os pais devem ser alertados, mas de resto parece-me muito um sinal da competição estúpida que impera em tudo. E da estigmatização.
Postar um comentário