quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa

A minha Páscoa é recheada de tradições. Tanto ou mais do que o Natal. Na Páscoa rumamos a Norte, invariavelmente. Juntamos a família (como se não o fizéssemos ao longo de todo o ano). Vamos à missa. Estendemos colchas brancas na varanda da casa dos bisavós. E esperamos pela bênção da casa. Vamos à casa de todos os familiares da aldeia. Repetimos o gesto de beijar a cruz e desejar as boas festas vezes sem conta. Comemos folar (pão podre, na região) barrado com manteiga ou pão de ovos (para os menos gulosos). Oferecem-se laranjas, ovos e vinho e um envelope discreto ao sr. padre. Depois da mesa farta voltam a reunir-se os aldeões e faz-se a festa pagã. Nova volta pela aldeia, casa a casa, canta-se à desgarrada, versos personalizados e dedicados a cada um dos anfitriões. Come-se e bebe-se. Muito. E repete-se a dose à segunda-feira. (Que há tradições que não se apagam. E se hoje o padre/seminarista chega e sobra para a volta toda, nos tempos idos não podendo chegar a todo o lado ia a umas aldeias no domingo, a outras na segunda.)

A minha Páscoa é sinónimo de frio, neve às vezes, e família reunida, sempre. E até os sogros alentejanos se juntam às festividades nortenhas.

Na Páscoa sou mais feliz. E eles também já o são.

24 comentários:

disse...

Que coisa boa Flores!

Aproveitem bastante, Divirtam-se muito com ou sem neve!

Beijo grande

Graça disse...

Uma Feliz Páscoa para vós assim cheia de coisas boas :) :) :)

***********

Ana Paula disse...

Essas tradições deviam perdurar para sempre.
Por cá a cruz ainda vai às casas. Claro que o seminarista e ajudantes ao fim da tarde já não dão uma de jeito.
Mas é giro ouvir as campainhas e correr a colocar tudo no sítio.
E ver as pessoas fora de casa à espera, na conversa.

1gota disse...

Muita parecida com a minha!

Boa Páscoa! :)

Tita Dom disse...

Também parecida com a minha :)
Tão bom termos estas tradições para a podermos oferecer aos nossos filhos.
Boa páscoa querida!
Beijinhos

Carla Santos Alves disse...

POis, ...boas tradições, e que não se percam!

Eu vou para o centro, tb vai a cruz a cada casa - "beijamos o Senhor" nas casas dos familiares!
Quando eu era miuda era um domingo bem divertido, agora vai sendo diferente...mas vamos tentando manter a tradição!

Bjs

inesn disse...

nós na páscoa reuniamos toda a família e pouco mais...

nós rumaremos ao alentejo para almoçarmos com a família do meu pai. basta-me :)

Cool Mum disse...

:)
A minha é cada vez mais laica, cada vez menos gastronómica ou de convívio familiar.
Tudo de bom.

S.A. disse...

Hum!! A tua dieta vai ADOOOOORAR esta Páscoa!!

:p

Bjkas!!!

Zuza disse...

é a magia do nuorte! :)

completamente na da Cool. só não fujo pq o trabalho não deixa. mas o espírito da minha mui religiosa família contagia as miúdas na mesma ;))

T disse...

Divirtam-se muito! Bjs

Cristina disse...

Nós é mais uma reunião familiar. No Domingo de Páscoa. Sem grandes tradições.

Divirtam-se muito!

Cristina

Charilas disse...

Infelizmente não temos tradição de Páscoa. A vossa parece-me, realmente, muito feliz!

Boa Páscoa!

Bjs

Rita Camões disse...

Mui parecida cun a nuossa:)

Ala buona paçcue pra bós:)


Beisicos

SC disse...

Que bom! :)

Desde miúda que não tenho uma Páscoa assim. Os casamentos desfazem-se, os ascendentes partem e os mais novos rumam ao Sul à procura de Sol e descanso.

Boa Páscoa!

M disse...

adoro tradições e gtei mt desta :)

na minha, é só o cumbibio gastronómico/familiar

bj meu

M disse...

BOA PÁSCOA! ;)

JoanaM disse...

Nós não celebramos a Páscoa. Nunca o fizemos. Já tive para adoptar o costume da terra do pappi e fazer uma busca aos ovos de chocolate, mas fiquei-me sempre pela ideia... Tambem não é este ano! Boa Pascoa!
bjs

CC disse...

Cá por casa, apenas reunimos a familia. Tanto os meus pais como os meus sogros são do alentejo e, pelo menos na nossa familia, não existe grande tradição a seguir na Páscoa. É só, mais uma "desculpa" para nos reunirmos todos. Mas, até tenho pena.
Uma páscoa feliz! Divirtam-se muito!
Bjos

Asas de Anjo disse...

Diverte te Flores, eu adoro tradições e tento passar isso as mais pequenas cá de casa.

Diverte te e BOA PÁSCOA

Aqui á festejamos com almoço de familia na casa da sogra, que ao todo já somos 15, mas este ano vai ser na minha casa, desta vez com os meus, a mãmã faz anos e desde que o papa adoeceu que quero aproveitar ao máximo a sua companhia, principalmente em dias de festa que foi o que ele sempre adorou.

Um beijinho

disse...

Continuamos de fim de semana, estou a vêr ;)

Mente Quase Perigosa disse...

É dessa Páscoa que me lembro de miúda. E talvez por já não a ter, agora a altura do ano não me diz nada...

Luz de Estrelas disse...

Eu fiz o percurso inverso e, por isso, não tive uma Páscoa similar. :S

me disse...

A Páscoa na aldeia do meu pai (que até é perto da minha) também tinha dessas coisas (boas). Fiquei com saudades! :)