terça-feira, 2 de março de 2010

Tenho que começar a cozinhar mais

ou a explicação do porquê de a comida da mamã ser sempre a melhor de tod'ó mundo.

«Uma mão, o seu calor, o seu amor são a força, a vida. Não é essa mão que alivia as dores, que apazigua os corações, que reaquece as almas, que proporciona simpatia, acalma uma criança, consola, massaja, cura, ama, transmite tudo o que as palavras não conseguem dizer, os médicos curar, os medicamentos tratar? Os alimentos preparados por essa mão estão impregnados
de chi, dessa força vital tão cara aos Orientais.

Pão amassado à mão, esparguete feito em casa pela mamma italiana, bolachas de cereais dos Africanos, bolinhas de arroz dos Japoneses, a quiche lorraine preparada com amor por uma mãe francesa..., todos esses alimentos nutrem e, estranhamente, saciam infinitamente mais do que os seus sósias comerciais. Porquê? Esses alimentos atingem directamente o coração, proporcionam calor e bem-estar. É esse amor, esse chi, que nos alimenta, que nos dá força, tanto ou mais do que os melhores alimentos do mundo.»

Dominique Loreau

Nigellas desta blogosfera, Frenny, Zuza, anyone!, preciso de ajuda, please!!! :D

17 comentários:

Mae Frenética disse...

LOLOL
Mas eu nunca amassei pão à mão nem fiz pasta em casa...
Já quiche Lorraine e afins, sim... LOLOLOL

Luz de Estrelas disse...

Eu é por instinto, comidinha aprendida de olho com mãe, tias e avós. Também não amasso nada, mas o resto U name it.

Mae Frenética disse...

Oh Flores, se quiseres, este fds envio-te algumas receitas digitalizadas por email.
Daquelas faceis e rapidas e q saem sempre bem (sao as q eu gosto mais!)

Flores disse...

Sob pena de os meus filhos não sentirem o meu chi, Fren, tens q me enviar mm.

E eu só gosto dessas receitas! :D

Rita Camões disse...

LOL. Eu amo a Nigella, e assim como ela provo tudo antes de toda a gente:D

Florzita do meu coração o que procuras que a gente dá uma ajudinha?

Zuza disse...

Lol Mau timming. Ando a curtir o Chi da sogra. hihi

Sabes q eu nunca tive isso. Ninguém do meu lado gosta particularmente de cozinhar. Chegar a um mundo onde se faz O amor cozinhado foi(é!) uma descoberta fantástica.
E quero mto q as minhas filhas voltem sp a minha casa para comer a minha comida ;)))

Mãe da Rita disse...

Segundo o meu marido, que deve te mais 10 kg desde que casou, eu «atiro» com uns alimentos para dentro de uma forma vermelha de folha, amachucada e gretada e ponho tudo no forno... Segundo ele, não me «canso» muito cm comidas... De facto, chateia-me fazer comida diariamente e nunca faço nada muito complicado mas, geralmente, sai bem... Se quiseres, passa pelo meu blgue e procura nas etiquetas «Cozinhar sem Bimy...», há lá algumas receitas «minhas» (leia-se «invenções»...). Bjs, boas comidas! MJ

Marta disse...

Flores, neste preciso momento há posta de salmão com crosta de broa aromatizada com hortelã e alho e arrozinho branco a fazer, em 20 minutinhos estão na mesa...pede uma bimby e uma actifry ao teu marido ( lê-lhe o texto que transcreveste ao ouvidinho, pode ser que resulte, lol)...são definitivamente as minhas melhores amigas....

Loira disse...

Querida, é por a mão na massa... ou seja, só qd começares a cozinhar mais te vai surgir o jeito e a vontade fazer mais e melhor. Eu cozinha duas ou três coisas qd saí de casa dos meus pais. Agora, faço praticamente tudo. Tirando as coisas que acho q não valem mesmo o trabalho. E a verdade é q me saio bem. sem modéstias, cozinho mto bem, raramente me sai alguma coisa mal e toda a gente gosta do q eu faço, mesmos as duas críticas: a minha mãe e a minha sogra. Começa por seguir a receita milimetricamente... dps, aventura-te e improvisa.

Loira disse...

(n sei se foi de falarmos em comida, mas desatei a comer sílabas :D. cozinhava e não cozinha :).)

Carla R. disse...

A resposta às tuas preces : contamequeeucomo.blogspot.com

me disse...

Vale a pena falar na bimby?
Ok eu vou sozinha! :p

Cool Mum disse...

Eu, que normalmente não cozinho, já amassei pão e já fiz pasta :D.

E digo-te, até a omolete mais prosaica tem chi. O chi está no coração, mais do que nas papilas.
(e um gadget tipo bimby pode ajudar, e muito)

Anônimo disse...

Junto-me ao teu desespero pá... tb quero rceitinhas boas que o meu puto acusa-me de pôr sal a mais na sopa e a menos no peixe e que a comida da escola é melhor que a minha

ESTÁS A VER O MEU DESESPERO PÓS-COMENTÁRIO-DELE NÃO TÁS!!!

jocas

Patrícia disse...

Posso dizer que gosto de cozinhar, mas tem dias!
E, normalmente, tem que ser algo rápido porque o tempo é pouco.
Ao fim-de-semana é que as refeições são mais "elaboradas".
Mas, avando a receita, tudo se faz!
No meu blog, tenho uma lista de hiperligações a blogs de culinária que gosto!
Hás-de visitar o da http://luisaalexandramarques.blogspot.com/
tem coisas deliciosas!

Bjs

Tita Dom disse...

Eu não amasso pão, mas amasso broinhas no dia de pão por deus :P, e sou mais uma apaixonada e viciada por nigella

Mimi disse...

Confesso que não sou mto prendada, mas o que faço sai-me quase sempre bem :)
Principalmente sopas, massas, quiches.