Foi sempre fácil ser mãe de(les) 2. Em bebés, comiam bem e dormiam bem. Só aí, está meio-caminho andado. Os ciúmes revelam-se, de vez em quando, mas sem nada de anormal a apontar. As ajudas externas são do melhor que há e aliviam-nos muitos percursos. Ora, até aqui tudo muito bem. Parece-me a mim que o trabalho se complica a partir de agora. E se, sempre fui com os 2 para todo o lado, sem dramas, agora, também vou, claro, mas começa o drama. É que os miúdos têm esta mania parva de correrem cada um para seu lado (e as mãos e os braços e os olhos não se multiplicam com eles), de subirem as mesmas ladeiras (sejam sofás ou outra coisa qualquer), de se mandarem de lá abaixo (aos pares), de se magoarem ao mesmo tempo, de quererem sempre as mesmas coisas, de disputarem TUDO (sejam livros, brinquedos ou afectos) e a omnipresença não faz parte da minha lista de qualidades. Nem eu quero que faça, que deixo cair e levantar (vá, nesta parte ajudo, às vezes), deixo que resolvam disputas (e, no limite, faço desaparecer o objecto das ditas) e tenho 1 perna para que cada um se sente, quando reclamam afectos simultâneos. E é, nestas alturas, que acho que alcançámos o pleno. E, mais um, para bem dele(s) só faz sentido agora... Ou nunca.
Porque é maravilhoso vê-los aprontar juntos, passearem de mãos dadas, chamarem-se maninho, maninho, entreterem-se juntos, perguntarem um pelo outro assim que acordam, ouvirem histórias juntos, adormecerem juntos.
E, parece-me, e é a primeira vez que o verbalizo, que that's it. Fechámos a loja. :)
31 comentários:
Isso passa-te!
(Ou trespassa-se pra o trocadilho com a loja LOL)
Não tarda nada 'tás a abrir sucursal feminina no shopping florido ou isso ou mais um franshising masculino LOL
E eu que levei o post todo a pensar que ias anunciar exactamente o contrário :S
Estou aqui a rir-me, porque ainda estava a meio do post e estava a pensar: é pá, a gaija foi ao terceiro...
E a Zá pensou o mesmo que eu.
A loja fechou, mas pode muito bem ter sido para obras. Depois voltará a abrir mais gira e renovada.
Olha eu tive tudo ao contrário, más noites, chatos a comer... começam agora a portar-se melhor - dentro da normalidade de serem crianças, claro!
E também só há pouco verbalizei, interiorizei e aceitei que fechei a loja!
Prontes, percebo-te!
Bjocas
Por momentos pensei que ias dizer que estás grávida. No teu lugar penso que ía sentir o mesmo, vê-los assim, tão juntinhos, tão amiguinhos, é um pleno sim senhora. Mas se anunciares outra coisa qualquer, eu estou cá para te apoiar na mesma.
bj
Não fui a unica a achar que o finalzinho era diferente. Olha, estou mesmo tal e qual, sendo que a mim só o mais novo foge, que o mais velho já desistiu.
Beijinho, Flores.
Só acrescento, tive o Miguel (mais velho) para mim (nós), tive o mais novo para o mano. E gostava muito de ir ao terceiro, mas gostar é diferente de precisar, e destes dois eu PRECISAVA, sabes?
Eu ainda estou na fase da loja para inventário! LOL
Gostei muito do post...
Cristina
Credo, mulheres! Vou reler isto tudo a ver onde é q errei para induzir tt gente em erro.
Mdm, é isso mesmo. Tal e qual.
Zuza,
I wish. Q shoppings e lojas ou sucursais é comigo mesmo. Mas para além de tudo o resto, o budget está no limite. LOL
eu estou com a cristina...em inventário!
(mas concordo contigo, ou é agora - este ano - ou nunca!)
foi na parte do "é agora ou nunca" normalmente a remete para um "é agora"!! Budget?! Arranja outro que esse argomento é fraquinho :)
Eu cheguei à conclusão do nunca há um ano atrás e agora que corre tudo tão bem , que á noite já tenho sossego e consigo sentar-me no sofá com o pai e voltei a ter conversas com o pai lá de casa e a sermos dois em um, decidimamente já é nunca. A loja está encerrada, LOL!!! Mas olha que tb estava a ler e apensar, olha a Flores vai ao terceiro!
Bjs
LOL parece q não conheces o mulherio blogosférico. são tipo as minhas filhas: bebés?? onde? onde? qtos são? qtos são? venham mais, venham mais :DD
subscrevo inteiramente a manhe da malta. e crescento q a ter mais um(A) será por querer ter mais um filho, q em termos de irmandade estamos preenchidíssimos. não necessáriamente lotados ;DDD mas sp numa perpectiva de médio/longo prazo.
Lol para a Zuza!
E agora a sério: isso sente-se? Sente-se mesmo, assim, com certeza, consegue-se verbalizar sem uma tristeza profunda, ou sem estar meio a brincar, meio a sério? É que eu não consigo, e pergunto-me muitas vezes se ainda não consigo ou se não conseguirei nunca.
Acho que também estou fechada para inventário. Tive-os, a ambos, porque, como a Mdm, PRECISAVA deles. Não consigo decidir se preciso do 3º (mas, decididamente, não preciso dele agora).
não sei muito bem o que entendem por "precisar" a mim (nós) os filhos completam a nossa história, o nosso amor. Parece piroso falar de "amor" mas é mesmo isso. São uma espécie de prova de existência. É porque nos amamos muito, porque nos entregamos muito que ter mais um, dois, três, quatro... continua a fazer sentido independentemente de os ter ou não. Aí estou como a Mar quando questiona "consegue-se verbalizar sem uma tristeza profunda?" Eu não consigo!!
E quando esse dilema é a respeito do segundo? O meu piolho tem 4 anos e eu a caminho dos 35, mesmo achando que estou no limite do "agora ou nunca" não consigo "decidir-me"...
TVA (bem-vindo/a),
nunca se me colocou essa dúvida em relação ao segundo, porque a materni(irman)dade são para mim um todo. E sempre assumi q haveria, pelo menos, 2, lá em casa.
Credo quem me dera!!
Eu com o banho de maternidade que a Alice me esta a dar, qual inventario, qual obras, qual balanço!
Encerrou!!
Consigo verbalizá-lo, com alguma tristeza, agora. Por variadíssimas razões. As pragmáticas são mesmo estas: para ele(s) e para a forma como eu entendo a matern(irman)dade só faria sentido agora. Muito mais tarde, o terceiro perderia esta fabulosa relação de proximidade. E, havendo um terceiro, honestamente, preferia q fosse outro rapaz.
Depois, e há um bebé novo na família (com pouco mais de um mês) e ao pegar-lhe fez-se um clique. A fabulosa fase em q os 2 estão agora fez-me ver q não me apetecia voltar ao início. Mesmo. Como diz o M.: quer um mano comó Fonxo. Não quer um bebé. ;) (E eu tb não.)
Se acontecesse, seria, claro, mto bem-vindo e digo mtas vezes q conheço tt gente q engravida sem querer, só a mim não me acontece isso. :)), mas planeado, não me parece, mesmo.
Olha eu pensva que sim que tinha fechado (inevitávelmente)mas parece que afinal já não é bem assim, por isso não sei se em breve não voltarei a pensar nisso com carinho, gostava de ter pelo menos mais 2 lol.
bjkas
Desculpa, não consigo falar sobre este tema.
A minha vida é completamente diferente do que planeei.
beijo
avancei na posta c um sorriso nos lábios a pensar na nova flor[zinha] q ai vinha...e qd acabaste n sei se fico mais triste por ti [q n devia...q voltei a ler e percebi a racionalidd] se por mim q ainda nem ao 1º fui e qd/se for...n sei q contas poderei fazer p os seguintes....
e dps vi o comento da loira e se ela acha q td o q planeou é completamte diferente do q é...nem sei o q dizer de mim...
credo...
mas dou a volta [q é coisa q eu tnh mt jeito :P] e digo já q qt a ti [q é de ti q se fala] n sei n, n sei n....hummmmm :P
bj meu
Pode ser que daqui a uns anos tenhas outra vez vontade de ter um outro... nunca se sabe! Bjs
hummm... por acaso eu não estava a pensar noutro desenlace. Mas agora que falas nisso eu sei que a minha loja fechou (completamente over budget), mas não me conformo!
E não é MESMO por essas coisas ternurentas que descreves entre eles, que cá por casa não há nada disso (e a pena que eu tenho disso, nem sonhas...). Era mesmo a esperança que outro elemento amainasse a coisa. Mas a mais pequena já faz 4 daqui a 2 meses, ele fez 7 (S-E-T-E)...e sinceramente acho que agora já passou tempo demais.
Já pensei igualzinho a ti, fora a parte de dormirem bem e fora a parte de ir sozinha com os dois a algum lado, que não vou mesmo. Já pensei que a loja fechou e que só agora faria sentido, mas custa-me tanto admitir que posso não vir a ter outro bebé pequenino que ainda não o consigo dizer mesmo.
Mas estou com a Zuza, isso passa-te! :)
Tenho um exemplo giro na família sobre irmandades. Tenho uma irmã mais de 20 anos mais nova. Tenho outra com 2 anos a mais que eu. Esta mais nova tem do lado da mãe mais 3 irmãos com idades muito diferentes e acho que ela se dá muito bem com todos, tem cumplicidades com todos.
Foi tão giro para nós e para todos os outros (até para a que tem 2 anos a mais que ela) quando ela nasceu. São sempre experiências engraçadas, independentemente da idade.
Acho que podes muito bem (e legitimamente)ter sentido que fechaste a loja, mas dá-me ideia (e tu própria admites) que te causa alguma tristeza.
O interessante da vida é que esta dá muitas voltas e nós também.
Never say never ;)
O meu objectivo tambem sempre foi ter 2, o que já alcancei. E tambem fechei a loja. Por um lado tenho pena, mas por outro não me vejo a recomeçar tudo do inicio. E é como mdm diz: Das duas eu PRECISAVA, do 3º eu até gostava, mas...
Pode ser que me aconteça o que dizes e engravide sem querer, lol
bjos
A Zuza tem toda a razão!:) E eu sou de facto como as suas filhas...bebés? onde? quantos? Adoro bebés e sou assim desde que me conheço. Os meus foram dificeis principalmente no que respeita às noites, no comer não me posso queixar. Os apoios são poucos. Mas não me imagino sem voltar a ter, pelo menos, mais um bebé meu nos braços...a voltar ao início. Não me incomoda a diferença de idades e por isso não será para já mas...quero muito mais um...Pelo menos mais um.
Não sei porquê prque nem te conheço na vida real, mas acho que vais ao terceiro....LOL
Bjs
Já tenho dois..e esperança em ter o 3º e se pudesse o 4º, 5º, 6º,e por aí fora.
Se isto ter um filho é tão bom, ter 2 filhos é duplamente bom, ter 3 filhos é triplamente bom..portanto, matematicamente falando a coisa só tende a melhorar : é uma progressão geométrica simples e lógica. Nao falemos aqui da progressão geométrica dos números-euros porque isso é uma chatice!
Postar um comentário